Blog

Nota do Editor #4: uma história de amor

Esse tipo de frase sempre me pegou. O que seria uma “história de amor”? Não acho que seja apenas sobre o amor. Duas obras que eu gosto citam isso e, pelas suas perspectivas, talvez seja mais sobre a forma que o amor assume, como ele se desenrola e o que deixa para trás.

500 Dias com Ela” insiste, desde o início: “Essa não é uma história de amor”. O filme apresenta o amor como uma ilusão ou, sei lá, como algo que muitas vezes é confundido com destino, quando na verdade é apenas timing ou projeção errada. E eu nem sei se acredito em timing. Tom acredita no tipo de amor que se encaixa perfeitamente em suas expectativas, até que a realidade o coloca em seu lugar. Então o filme não é sobre um amor que perdura, mas sobre um amor que ensina. Fala sobre o coração partido como uma forma de aprendizado, a descoberta de que o amor nem sempre é mútuo e que, às vezes, o que parece ser uma história de amor é, na verdade, apenas a história de alguém aprendendo a deixar ir.

historia de amor

Fleabag, por outro lado, é mais direta: “Essa É uma história de amor”. Ainda assim, não é uma convencional. Essa é a segunda temporada da série e nela o amor é um amor fadado ao fracasso, que chega tarde demais, um amor que é mais sobre transformação do que posse. Ok, em “500 dias com ela” talvez seja sobre isso também, mas em Fleabag, o relacionamento entre Fleabag e o Padre é intenso, mas muito mais impossível, e, no entanto, é amor em sua forma mais verdadeira: um amor que muda os dois. Não é uma história de amor porque eles terminam juntos mas sim uma história de amor porque expande a capacidade de Fleabag de se conectar, porque a ensina que o amor, o verdadeiro amor, não é sobre ser salva, mas sobre ver e ser vista.

historia de amor

Uma história de amor, então, não é sobre se duas pessoas ficam juntas, mas sobre o que acontece com elas porque se encontraram. Algumas histórias de amor são sobre perda, outras sobre descoberta, e algumas, como a de Fleabag, sobre as duas coisas. O amor é o catalisador, nem sempre a conclusão. Uma história de amor é qualquer história em que o amor, por sua presença ou ausência, transforma quem o vivencia.

*

Obrigado por chegar até aqui! Espero que tenha gostado do papo e te convido a dar uma olhada nos outros textos do blog. Se curtir, considere também se inscrever no site para receber os textos sempre que eles forem publicados. 🙂

Um forte abraço!

Inscreva-se na Olhe Novamente!

E nos siga no Instagram! 😉