Blog

Nota do Editor #8: A gente deveria focar mais no básico

Pode parecer simples, mas eu realmente acredito que a maioria de nós subestima o poder de fazer o básico bem feito. Os fundamentos. Aquilo que aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) cedo na vida, mas que, de alguma forma, começamos a negligenciar conforme o mundo passou a exigir cada vez mais de nós.

Talvez eu esteja falando apenas pela minha própria experiência, mas percebi que fazer o básico, de forma consistente, é uma das maneiras mais poderosas de crescer, evoluir e até se destacar.

O que eu quero dizer com “o básico”? Coisas como dizer bom dia. Cumprir um compromisso. Tratar os outros com respeito, mesmo quando você está tendo um dia difícil. Ser responsável pelo que prometeu. Ter noção dos seus gastos e não gastar mais do que ganha. Coisas que parecem pequenas, mas que formam a base de uma vida bem estruturada.

É curioso como muitas vezes a gente corre atrás de hacks, atalhos, fórmulas mágicas. Achamos que a solução para os nossos problemas está em algo sofisticado, avançado, fora do nosso alcance. Mas, na verdade, muita coisa muda quando você simplesmente faz…o básico. E faz bem feito.

Com o tempo, aprendi a admirar pessoas que dominam o simples. Pessoas que são pontuais, que sabem ouvir, que cumprem o que prometem. Pessoas que, no meio do caos, não perdem a educação, o equilíbrio, o respeito.

Não é glamouroso. Nem sempre é empolgante. Mas é sustentável. E poderoso.

Ultimamente, tenho tentado voltar a esses fundamentos. Coisas que me tornam uma pessoa melhor, um profissional mais confiável, alguém mais leve de se conviver.

Talvez isso signifique estabelecer limites claros no trabalho, ou dormir mais cedo, ou simplesmente responder mensagens com atenção e gentileza. Às vezes, é revisitar hábitos antigos, como organizar as finanças no papel, cozinhar em casa ou simplesmente ouvir mais do que falar.

Não se trata de perfeição. Se trata de intenção. E eu acredito que, quando voltamos ao básico, damos espaço para que o que realmente importa floresça.

Então aqui vai um lembrete: você não precisa fazer o extraordinário todos os dias. Só precisa fazer o essencial com consistência, presença e respeito.

Espero que você se permita simplificar mais. O básico pode te surpreender.

*

Obrigado por chegar até aqui! Espero que tenha gostado do papo e te convido a dar uma olhada nos outros textos do blog. Se curtir, considere também se inscrever no site para receber os textos sempre que eles forem publicados. 

Um forte abraço!

Inscreva-se na Olhe Novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *